8 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010: Águia contará história de Ribeirão Preto


A Águia de Ouro abre o segundo dia de desfiles em São Paulo e apresenta um samba-enredo que homenageia Ribeirão Preto, município do interior de São Paulo. A história da cidade será contada por alegorias que relembram desde o trabalho de escravos e imigrantes nas lavouras de café, o cidadão mais ilustre da cidade, Santos Dumont, o típico chope gelado de Ribeirão até a explosão do agronegócio na região.

O carnavalesco Tito Arantes conta que a cidade paulista foi escolhida por ser a terra natal do pai do presidente da escola, Sidnei Carrioulo Antônio. "Só depois que seu pai faleceu, Sidnei descobriu que ele era de Ribeirão. O nosso tema vem daí. São de acasos que nascem as grandes histórias dos carnavais", disse Arantes.

Personalidades de Ribeirão Preto e região foram convidadas para a avenida, no papel de "filhos da terra". Estão confirmadas as presenças de Raí, Sócrates, Gustavo Borges, José Luiz Datena, Moacyr Franco e Kiko Zambianchi. O deputado federal e ex-prefeito da cidade, Antonio Palocci (PT), também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

O carnaval da Águia de Ouro vai contar com 3.800 integrantes espalhados em 28 alas. A escola quer impressionar logo na entrada. O carro abre-alas terá uma grande águia, símbolo da escola, com as asas estendidas sobre os cafezais. Dezesseis mulheres estarão no carro representando a deusa africana Oxum que, segundo a letra do samba, teria se banhado nos ribeirões do norte paulista e espalhado sua fertilidade pelas terras da região.

Na avenida, a bateria virá com 250 componentes atrás de sua rainha, a funkeira Valeska Popozuda. Na ala das baianas, serão 120 integrantes. A escola não fechou o custo do carnaval, mas fez uma estimativa. "Um desfile de escola em São Paulo sai entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões. A Águia de Ouro deve ficar em torno disso", revelou Arantes.

A escola azul e branca luta pelo segundo título no Grupo Especial do carnaval de São Paulo. O primeiro foi conquistado em 1998. Ano passado, a Águia de Ouro foi campeã do desfile do Grupo de Acesso e retornou ao Grupo Especial.

Clique em play para ouvir e confira a letra do samba-enredo da Águia de Ouro:



A minha Águia é felicidade. Meu orgulho maior: paixão!
Hoje o canto da Pompeia vai ecoar.
Ribeirão Preto, para sempre vou te amar.

Ora yê yêo, mamãe Oxum
Em tuas águas nasce um grande amor
Surgindo assim esta cidade
Abençoada pelas mãos do Criador.
O negro com braço forte trabalhou
Fez prosperar a agricultura neste chão
Enfim a liberdade com a Maçonaria raiou
E os sonhos da imigração seguem os trilhos da evolução.
No Cabaré, o glamour, a França e sua magia
A Riviera num cenário magistral: o berço do carnaval!

Santos Dumont deu asas à imaginação
Desbravando a imensidão
E sob o céu de Paris
Marcou o tempo no 14 BIS
E na aliança dos povos renasce rumo ao apogeu
Ribeirão Preto se torna a capital do agronegócio nacional

No combustível, a solução pra combater a poluição
"Vitrine Cultural" reflete teus encantos e belezas
Na educação, a sapiência na esperança de um novo amanhã
És uma grande fonte de lazer, no chope a referência nacional
No Come-Fogo a vibração é geral
Nas ondas do rádio traz a comunicação
E na saúde, a evolução em busca de um futuro promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário